sexta-feira, 27 de março de 2009

Pluralismo exige diferença

A propósito da intenção do governo de legalizar os "casamentos" de homossexuais, gostaria apenas que me fosse dada a possibilidade de ser diferente.

Eu, heterossexual, casada, gostaria de não ser engolida num estatuto jurídico onde cabem todo o tipo de opções.

Invoco o meu direito à diferença e o respeito pelo pluralismo e sugiro que alterem os nomes dos institutos jurídicos das várias opções. Também podem mudar o meu, não me importo. Se querem chamar "matrimónio" ao meu e "casamento" ao outro, tanto faz. Ou se querem continuar a chamar "casamento" ao meu e começar a chamar "aliança" ao outro, força.

Mas, por favor, não nos igualem. Por mais que se queira, a natureza não muda. E isso é bom. É o que nos torna irremediável e felizmente diferentes.

Sem comentários: