terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Onde estão os princípios e os valores?

Numa altura óptima para a afirmação de um projecto Democrata-Cristão/Conservador. Por onde andam esses valores?
Com o PSD em frangalhos, o PS cada vez menos "Alegre".O Dr. Portas e os amigos começam a fazer disparates. Falta menos de um anos para as eleições e é preciso começar a marcar terreno para os "tachos". Onde está o partido que tinha como primeiro ponto da sua declaração de príncipios o seguinte:
"O C.D.S. representa, em primeiro lugar, os portugueses que estão dispostos a lutar pela consagração, em Portugal, do humanismo personalista, sustentando a necessidade imperiosa de se concretizarem, na nossa vida colectiva, as exigências do progresso, em todas as suas formas.
Defendemos o humanismo personalista porque ele é, mais do que qualquer outra ideologia, o melhor caminho através do qual se procura combater a exploração e a opressão do homem
pelo homem. Pois estas não são apenas as que resultam da organização económica e social dos meios de produção:
O homem é explorado quando se sente asfixiado pelo aparelho burocrático do Estado;
O homem é oprimido quando, por qualquer modo, lhe é vedada a liberdade interior, ou a abertura ao transcendente espiritual;
O homem é oprimido quando a sua vida privada não decorre com a necessária intimidade;
O homem é explorado, a qualquer nível, quando é sujeito ao exercício tirânico da autoridade ou a imposições abusivas de minorias activistas;
O homem é explorado quando a sua consciência de pessoa é abafada pelas massas ou é objecto de manipulações da sociedade de consumo.
Contra todas as formas de exploração e de opressão, urge lutar, mobilizando as múltiplas conquistas do progresso, com vista a uma nova ética da vida em colectividade."

A declaração de princípios foi apresentada em Julho de 1974, mas cada dia que passa é mais actual. Precisamos urgentemente de um (novo) partido de valores.
Por onde andam os Adelino Amaros da Costa, os Basílio Horta, os Vítor Sá Machado, os Valentim Xavier Pintado, os João Morais Leitão, os João Porto?

Sem comentários: